Veja 4 Dicas de Como Fazer um Planejamento de RH mais eficiente

 
Quando falamos em planejamento de RH devemos pensar de forma sempre estratégica, uma vez que este não deve ser feito apenas pelos profissionais da área, isolados em seu departamento. Deve, portanto, ser pensando para atender as necessidades da empresa no que tange seus recursos humanos, respeitar suas diretrizes, conciliar os interesses dos colaboradores e ser um espelho das demandas internas de toda organização.
Quando falamos em recursos humanos estamos nos referindo ao capital humano do negócio. Por isso, o processo de: contratação, treinamento, capacitação, desenvolvimento e retenção dos profissionais; deve ser conduzido de maneira a levar a empresa a conquistar os resultados por meio de colaboradores capacitados, engajados, motivados, produtivos e eficientes.
Além disso, para que um planejamento de RH surta os efeitos desejados ele deve conciliar os objetivos financeiros da empresa, suas metas estratégicas de crescimento e expansão de curto, médio e longo prazo e os anseios dos seus funcionários em relação ao seu próprio desenvolvimento. Esta conciliação de interesses é essencial para que a organização e seus colaboradores trabalhem juntos e possam estar alinhados na construção de grandes resultados.
4 Dicas Como Fazer um Bom Planejamento de RH
Confira ações essenciais para construir um planejamento de RH inteligente e que realmente atenda às necessidades da empresa e dos seus colaboradores:
Identifique o estado atual da empresa
Quais são os pontos fortes e de melhoria da empresa no que tange os seus recursos humanos? Aonde vai bem e onde precisa mudar urgentemente? Quais são seus principais gaps, ameaças e oportunidades de crescimento? Como o RH pode ajudar neste sentido? O que precisa ser incorporado à gestão ou eliminado em definitivo? Fazer uma análise do estado atual do negócio é essencial para começar a desenvolver qualquer tipo de planejamento estratégico.
Ouça seus líderes
Isso quer dizer que os profissionais do RH devem trabalhar juntos aos líderes da organização, conhecendo suas demandas, identificando suas necessidades, anseios e ouvindo suas opiniões, feedbacks sugestões de melhorias sobre a empresa. Portanto, esta é uma parceria essencial para que um bom planejamento seja realizado e que as mudanças e melhorias possam ser planejadas e aplicadas com assertividade.
Ouça seus colaboradores
Conhecer a visão dos funcionários sobre a empresa também é muito importante para fazer um planejamento de RH realmente condizente com a realidade do negócio e com os anseios dos profissionais e da própria empresa.
Neste sentido, ferramentas como: pesquisas de satisfação interna, análise de clima e de desempenho e feedbacks diretos sobre os pontos-chave: são formas eficazes para conhecer as sugestões dos funcionários, sua visão e entender onde a organização pode melhorar em relação à gestão de pessoas.
Faça um Planejamento Estratégico Realista
Um bom planejamento de RH deve ser feito com base na realidade atual da empresa. Isso quer dizer que por mais que seu negócio tenha metas arrojadas para o futuro é muito importante pensar em como, aqui e agora, ele irá lidar com seus desafios e vencer suas dificuldades.
Ao definir as estratégias certas é possível fazer projeções mais realistas e trabalhar com ferramentas e ações que realmente ajudem a empresa a impulsionar os seus resultados em curto, médio e longo prazo.
Com isso, é possível identificar e eliminar os gaps de forma mais rápida, acompanhar às tendências e desenvolver ações inteligentes, que permita à empresa, como um todo: evoluir, prosperar, crescer e se destacar no mercado continuamente. Lembre-se disso e faça deste plano de RH um aliado do sucesso organizacional.
Fonte: jrmcoaching.com

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados