Use o e-mail marketing para melhorar suas vendas

Vender é o objetivo de quase toda empresa. Afinal, é com uma boa recorrência de vendas e, por consequência, um fluxo positivo de caixa, que os empreendimentos conseguem custear todas as despesas. Além disso, é possível conseguir formar boas reservas financeiras para investimentos futuros.
Nessa perspectiva, existem diversos meios para que uma empresa consiga realizar muitas vendas, por exemplo, por meio de representantes, comércio online ou via mídias sociais. Além dessas alternativas, o e-mail marketing pode ser uma outra estratégia muito interessante, já que possibilita manter um bom relacionamento e contato com os possíveis clientes.
Portanto, é importantíssimo pensar em criar uma boa lista de e-mails e, principalmente, sempre mantê-la atualizada. Quer descobrir como tornar isso possível? Então, continue a leitura de todo o artigo até o final!

Quais as vantagens do e-mail marketing?

Pois bem, quais as características de uma boa lista para que haja muitas vendas? Essa pergunta é muito importante, pois fornece pontos importantes na análise de como o e-mail marketing tem características vantajosas. Confira a seguir algumas dessas vantagens!

Grande alcance

O e-mail ainda é muito utilizado pelos mais diversos tipos de pessoas para comunicação e troca de informações. Com isso, esse canal pode ser muito interessante para despertar o desejo, o interesse e, por fim, a compra de um produto. Existem diversos gatilhos mentais e estratégias que são facilmente aplicáveis no e-mail marketing que garantem um alto ROI (Retorno Sobre o Investimento).
Os empresários podem utilizar técnicas de marketing digital a fim de maximizar as oportunidades dessa ferramenta. O alcance das campanhas de e-mail é um forte atrativo desse modelo de negócios. Ou seja, não há limitação geográfica para que novos clientes e mais vendas sejam prospectadas.
Por isso, é imprescindível que um empreendedor que deseje alavancar o seu negócio utilize campanhas de e-mail marketing. Pense nisso!

Alto retorno financeiro

Como já foi dito logo acima, o ROI do e-mail marketing é bastante alto. Para entender ainda mais sobre isso, é fundamental compreender que as campanhas de publicidade impactam diretamente os custos. Ou seja, quanto mais recurso é investido em mídias, menor fica o seu ROI.
Já com o e-mail marketing, não há tanta necessidade de investir grande volume de recursos em publicidade. Isso decorre do fato de que é possível persuadir e convencer o seu cliente a adquirir algum produto ou serviço apenas pelo envio de mensagens personalizadas e que consigam vencer todas as objeções. Desse modo, é possível ter um alto ROI.

Construção de um banco de dados

Atualmente, as empresas têm direcionado seus esforços para ter um sólido e atrativo banco de dados. Com isso, esse ativo passou a ser cobiçado, pois pode resultar em uma ótima conversão de vendas. Se um cliente em potencial se interessa pela sua empresa, há estratégias de e-mail marketing para a persuasão e a conversão desse lead em um cliente.
Além disso, é possível usar esse banco de dados para que metodologias de fidelização sejam implementadas.

Como maximizar o uso de e-mail marketing?

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre como o e-mail marketing pode ser vantajoso, vamos listar 7 dicas para que seja possível maximizar o uso dessa plataforma. Veja logo abaixo!

Personalize o assunto

Cada cliente é único. Por isso, os assuntos constantes no seu e-mail devem ser personalizados e direcionados à demanda de cada comprador em potencial.
A atenção com o tipo de linguagem utilizada é uma dica valiosíssima. A forma como deve ser apresentado o produto também é muito importante. Analise bem como o seu cliente se comporta e como a sua empresa pode ajudá-lo.

Otimize o layout para mobile

Otimização é a palavra-chave para uma boa navegação. Atualmente, os smartphones dominam a cena mundial, com cada vez mais acessos à internet por esses dispositivos. Por isso, é fundamental que haja uma boa otimização dos e-mails para que eles sejam mobile assertive.
Isso facilita muito na hora de transmitir a mensagem e no relacionamento com o cliente.

Cuidado com a frequência de envio

Não existe, ao certo, um número definido de e-mails a serem enviados. O que é preciso é traçar estratégias internas para que a abordagem não fique inconveniente e o seu cliente acabe não abrindo mais as mensagens. De 3 a 5 e-mails por semana já é um bom começo. Lembre-se de que as taxas de abertura nos finais de semana são muito reduzidas.

Invista em boas headlines

As headlines são os títulos dos e-mails. Existem diferentes tipos de headlines de acordo com o objetivo da estratégia. Por exemplo, para novos clientes, é interessante usar títulos que despertem a curiosidade e o desejo. Por esse motivo, dê bastante atenção a elas!

Segmente os seus clientes

Segmentação é fundamental para que o conteúdo certo chegue ao cliente correto. Desse modo, coloque tags e segmente os clientes. Isso facilita muito na hora de definir qual sequência de e-mail marketing deve ser colocada em prática.

Cuidado com as imagens

Mais uma vez, retornamos ao assunto da otimização. É preciso ter cuidado com o tipo de imagem e, principalmente, a formatação delas. Assim, evita-se que haja modificações no conteúdo e a transmissão da ideia de que o seu e-mail é de má-qualidade e desorganizado.

Faça e-mail marketing sem cara de spam

Spam é um dos maiores inimigos de quem utiliza e-mail. Por isso, muitas vezes eles já são enviados diretamente para a lixeira. Pensando nisso, nas suas campanhas de e-mail marketing, opte por limitar o assunto em cerca de 50 caracteres e sem caixa alta. É importante também limitar o uso de termos como: free, clique aqui e promoção.
E-mail marketing é uma ferramenta poderosíssima de vendas. Analise, estude e pesquise quais as formas mais interessantes de converter os seus leads (clientes em potencial) em compradores recorrentes. Assim, a sua empresa só tende a ganhar e a lucrar cada vez mais. Não deixe de pensar na utilização dessa ferramenta!
Fonte: CDL BH

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