Sabe aquele ditado: uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, deve ser essa a explicação para o sucesso do Instagram. De acordo com dados da própria rede, são mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo que postam imagens, vídeos, curtem as postagens e deixam os seus comentários.
Diferente do Facebook, o Instagram é uma rede social de descoberta. No Facebook, por exemplo, as pessoas tendem a ser mais restritas, curtindo e compartilhando mensagens de conhecidos e amigos. Mas, no Instagram esse comportamento é diferente, nessa plataforma os usuários, constantemente, procuram novos perfis para seguir.
Em abril de 2017, o aplicativo atingiu a marca de 700 milhões de usuários ativos. Além disso, a própria empresa Instagram revelou em relatório que mais de 400 milhões desses usuários se conectam diariamente à rede. O crescimento da sua base de usuários está acontecendo de maneira impressionante, e o Brasil tem uma parcela grande de participação nesses números. Somos o terceiro país com o maior número de usuários ativos na rede social, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Rússia.
Segundo a Social Media Trends 2017, pesquisa sobre as tendências das Redes Sociais no país, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada por empresas no Brasil, com 63,3% das respostas. Nessa pesquisa foi constatado um crescimento de 32,2% em relação ao ano anterior.
Esse crescimento pode ser diretamente ligado às altas taxas de engajamento com as publicações. O Instagram é uma rede social muito visual, com foco em imagens. Dessa forma, o conteúdo apresentado nessa rede é muito mais fácil e rápido de ser consumido.
As pessoas acessam o Instagram para obter inspiração e descobrir coisas que as interessam, e isso inclui conteúdo de marcas e empresas. Portanto, é fundamental que sua marca esteja presente nessa rede social, e vamos te mostrar como você pode se destacar nela:
Passo a passo
- Crie um planejamento para produção de conteúdo
- Preencha seu perfil completo
- Marque as pessoas nas fotos
- Produza e publique vídeos
- Utilize hashtags (#)
- Publique com frequência e nos melhores horários
- Use citações e frases inspiradoras
- Aproveite as datas comemorativas
- Curta as publicações dos seguidores
- Responda aos comentários
Já que o Instagram é uma Redes Social focada na imagem, você tem um canal para transmitir o espírito do seu negócio de uma forma mais humanizada e próxima ao grande público. Além disso, conta com as vantagens informativas que as fotos e vídeos concentram, sendo essa uma maneira perfeita para exibir os seus produtos, ser criativo e entreter a sua audiência. Aproveite!
Fonte: Revista Movimenta