Planejamento Financeiro Empresarial: esteja preparado para 2020!

 
Um bom planejamento financeiro empresarial é o ponto de partida para um novo ano de realizações e muito sucesso em 2020.
O final do ano é o momento perfeito para analisar como foi o ano que passou e definir os novos objetivos para o próximo ano.
Um instrumento de gestão empresarial essencial para isso é o planejamento financeiro, uma vez que ele serve como um guia para as empresas crescerem de maneira organizada e alcançarem seus objetivos.
O Planejamento Financeiro Empresarial nada mais é do que metodologias e ações que visam à saúde financeira do negócio e a concretização de objetivos específicos como, por exemplo, manter a empresa sem dívidas, expandir o negócio, fazer investimentos futuros, entre outros.
Contudo, alguns gestores têm dúvidas sobre como realizar esse planejamento. Se esse é o seu caso, saiba como se preparar seu negócio para 2020.

Como fazer o Planejamento Financeiro Empresarial

Todo empreendedor quer ver sua empresa trazendo resultados positivos. Mas para isso, não basta torcer para que o sucesso venha. É preciso tomar atitudes que realmente ajudem o negócio a crescer.
Planejar as finanças é bem menos complicado do que pode parecer, basta um pouco de disciplina e atenção.
Quando mais controle sobre as finanças do seu negócio, maior a visão da realidade do caixa e maiores as ferramentas para projetar o futuro.
Mas para isso, é preciso olhar para o passado. Ou seja, antes de começar seu planejamento financeiro empresarial para 2020, você precisa realizar um diagnóstico do ano de 2019.
O que foi bom? Quais objetivos foram cumpridos, quais ficaram no meio do caminho? O que precisa mudar para o próximo ano?
É hora de realizar um verdadeiro check-up nos dados sua empresa. Se basear somente na intuição é um erro comum de muitos gestores.
A gestão está cada vez mais desafiadora. Bons resultados exigem planos e estratégias com base em estatísticas e análises diversas.
Assim, quanto mais detalhado for o seu planejamento financeiro, mais preparado estará para lidar com qualquer cenário, antecipar imprevistos e correr riscos calculados.
Utilizar as ferramentas certas, como um software de gestão empresarial auxilia na analise da situação econômica atual da empresa e na readequação das metas atuais e de novos objetivos para 2020.
Seu planejamento empresarial para 2020 servirá para determinar os rumos da empresa no próximo ano.

Defina seu objetivo e o método para chegar lá

O seu planejamento financeiro empresarial de 2020 parte de um objetivo e da elaboração de métodos para chegar lá.
De modo geral, a estrutura do seu planejamento deve:
– estabelecer metas e as ações necessárias para alcançar os objetivos;
– criar um cronograma;
– projetar receitas e despesas e acompanhar o Fluxo de Caixa;
– investir na contratação de um consultor financeiro e de um software de gestão empresarial;
– cortar supérfluos;
– realizar uma análise da situação da empresa;
– projetar diferentes cenários;
– mensurar resultados.
Para lhe auxiliar no planejamento, você pode escolher uma metodologia específica ou usar uma combinação delas.
Algumas mais usadas são:
– Análise SWOT: identifica pontos fortes e fracos da sua empresa, oportunidades e ameaças do negócio;
– Método 5W2W: sete perguntas que te dão clareza frente ao planejamento.

5 W:

– What (O que será feito?);
– Why (Por qual motivo será feito?);
– Where (Em que lugar será feito?);
– When (Quando será feito?);
– Who (Por quais pessoas será feito?).

2H:

– How (Como será feito?);
– How much (Quanto vai custar?).
– Ciclo PDCA: quatro etapas que padronizam a execução de tarefas, aumentando a sua confiabilidade e segurança.
P: Plan – planejar
D: Do – fazer
C: Check – checar
A: Action – agir

Tenha maior controle do financeiro da sua empresa

Organizar um planejamento financeiro empresarial passa por ter maior controle do seu capital, das receitas e despesas. Mas não basta somente registrar o fluxo de caixa, é preciso monitorar os lançamentos e ver para onde suas finanças estão indo.
Um bom software de gestão empresarial pode mudar o seu negócio em 2020. Com ele você tem maior controle financeiro de forma mais assertiva, segura e rápida.
Controle o fluxo de caixa, organize suas contas a pagar e receber, emita boletos bancários, notas fiscais, tenha um fácil acesso aos seus históricos, entre outras funcionalidades.
Ter à disposição os dos sistemas de gestão online otimiza a rotina e o fluxo de trabalho, além de te auxiliar em projeções e emissão de relatórios gerenciais que permitem que você planeje o ano novo com muito mais embasamento.
Mantenha a competitividade em meio à concorrência. Não deixe para depois o seu planejamento financeiro empresarial.
Alcance o sucesso nesse novo ano que se inicia. Aprenda com os resultados passados, redefina suas metas para 2020 e invista em sistemas que auxiliem no gerenciamento do seu negócio, agilizem e reduza os erros da sua rotina de gestor.
Fonte: Administradores.com

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados