Ouvir é a habilidade mais importante que um líder pode dominar. Ela é a base para muitas outras habilidades e características que compõem um líder.
Entretanto, acaba sendo uma habilidade difícil de dominar, uma vez que requer que a gente seja mais presente, atento, engajado, aberto e flexível. Boas práticas de audição nesta era digital, por conta do excesso de informação e períodos de pouca atenção, estão se tornando espécies ameaçadas.
Ouvir envolve prestar atenção e criar pistas não-verbais apropriadas ao que se está sendo dito.
Muitos de nós somos culpados por começar uma conversa e colocar um pensamento nela, mas nós não nos damos a chance de ouvir o que os outros têm a dizer porque nunca paramos de falar ou estamos muito ocupados formulando uma resposta para o que achamos que eles vão dizer.
Não escute só com as orelhas externas, mas também com as internas. Ouça com a intenção de ouvir e entender.
“A coisa mais importante em comunicação é ouvir o que não é dito” — Peter Drucker
Ouvir fundamenta boas relações. Por quê? Porque isso mostra que você se importa. Empatia e escuta andam de mãos dadas. Você não pode demonstrar empatia ou inteligência emocional se você não escuta.
A qualidade da nossa audição determina a qualidade da nossa influência. Funcionários querem ser ouvidos e querem ser respeitados. Ouvir transmite esse tipo de respeito e constrói confiança. O que leva a ter membros no time mais motivados e comprometidos.
Em média, nós mantemos apenas 25% do que ouvimos, o que é explicado por nossas ocupações e falta de habilidades de escuta. Qual é a sua proporção entre fala e escuta?
Ouvir é crucial para obter o entendimento completo das situações. Sem essa compreensão completa, alguém pode facilmente desperdiçar o tempo de todo mundo ao resolver o problema errado ou simplesmente apontar um sintoma, em vez da causa principal.
Titãs como a Blackberry, Kodak e Nokia pagaram o preço por conta de líderes que se recusaram a ouvir. Seus líderes operavam em uma bolha e assumiram uma consciência coletiva.
Quanto maior o seu sucesso, mais você precisa estar em contato com novas opiniões e perspectivas e aceitar feedbacks honestos. Ouvir é a melhor maneira de saber sobre as necessidades da sua clientela e criar uma estratégia de sucesso.
A verdade crua é necessária para fazer decisões bem informadas e orientar a organização na direção certa. Bons líderes são ouvintes ativos.
Por Brigette Hyacinth
Fonte: Administradores.com