O que é SMS marketing e por que utilizá-lo?


O marketing é essencial para qualquer empresa que almeja prospectar novos clientes e aumentar significativamente o seu número de vendas. Existem diversas formas de veicular campanhas, abrangendo desde o uso das mídias tradicionais até às redes sociais. Nessa perspectiva, o SMS marketing é um canal de comunicação direto que traz diversas vantagens competitivas.
A abertura de mensagens recebidas no celular é uma importante ferramenta para despertar o desejo e a atenção para a possível aquisição de um produto. Como esse assunto tende a gerar um certo número de dúvidas, preparamos este material com tudo o que você precisa saber sobre o SMS marketing. Leia todo o artigo até o final e fique atento para não perder nenhuma oportunidade no seu comércio. Vamos lá?

O que é o SMS marketing?

Inicialmente, é necessário compreender mais a fundo a estratégia de SMS marketing. Pois bem, de forma geral, ela corresponde ao envio em massa de mensagens corporativas aos clientes para a divulgação de eventos, materiais promocionais e ofertas.
De forma técnica, uma mensagem para SMS marketing deve conter no máximo 160 caracteres. Essa informação deixa transparecer uma ideia de que o SMS é muito curto, não é verdade? Porém, o foco principal nessa estratégia é a objetividade e clareza.
Despertar o interesse do cliente é o ponto inicial para que haja sucesso nas campanhas de SMS marketing. Existem diversos tipos de mensagens que podem ser enviadas, desde aquelas para primeiro contato até outras que objetivam fidelizar o comprador.
Com um alcance grande e boas taxas de aberturas, o SMS marketing é imprescindível para quem procura alavancar o seu negócio para um outro patamar.

Quais as vantagens do SMS marketing?

Agora que você conhece um pouco mais das características dessa estratégia comercial, vamos listar alguns dos benefícios de implementar o SMS marketing. Continue a leitura!

Entrega da mensagem é instantânea

Instantaneidade é um fator muito importante para quem almeja ter clientes engajados e sempre bem informados. O SMS marketing é perfeito para isso, pois possibilita que a entrega das mensagens seja feita em segundos.
Isso é uma vantagem, quando comparado ao e-mail marketing. Afinal, o maior tempo para entrega das mensagens nesse modelo, além da possibilidade de que o e-mail vá para a caixa de spam, dificultam a manutenção de uma boa taxa de abertura.

SMS é o canal de comunicação mais imediato

Atualmente, os smartphones estão presentes nas mais diversas regiões, independentemente do nível social ou porte demográfico da região. Sabe o que isso significa? Não há mais limitações para o alcance de clientes.
Por isso, o SMS é um excelente canal de comunicação para quem pretende crescer ainda mais o número de vendas. A comunicação direta e imediata com os clientes é um dos grandes facilitadores para que a compra seja efetivada. Pense nisso!

Feedback rápido

Você sabe o que significa um feedback no mundo das vendas? Esse conceito corresponde ao retorno de informações e dados para os empresários pelos clientes. De posse dessas informações, é possível melhorar os produtos, realinhar estratégias e modificar pontos na abordagem e prospecção de possíveis compradores.
É praticamente uma bússola que guia o empreendedor a tomar as melhores decisões, mas baseadas em fatos e dados concretos. Os comentários recebidos também são fundamentais na análise geral do mercado e de novos segmentos que estão se tornando proeminentes.

Alta taxa de conversão

Outra vantagem competitiva do SMS marketing diz respeito à alta taxa de abertura desse modelo. Isso acontece por causa das call-to-action. Você sabe o que isso significa? Pois bem, é um termo inglês para links que levam o usuário a executar algumas ações. Isso é feito por aquelas palavras bem conhecidas como: “saiba mais” e “acesse agora”.
A explicação para essa maior conversão reside exatamente no ponto que foi dito nos tópicos anteriores: a simplicidade da mensagem. Ou seja, por ser menor, mais objetiva e direta facilita com que o cliente tenha um maior envolvimento e desejo por evoluir na jornada de compra.
Outro fato que merece destaque é que não há muitos links nas mensagens de SMS marketing. Desse modo, as chances de cansar e desmotivar a leitura do cliente são minimizados. Tudo isso demonstra a grande versatilidade das campanhas desse tipo para os mais diversos tipos de negócios.

Como investir em uma estratégia de SMS marketing?

Em primeiro plano, é necessário focar em contar com softwares para automação no envio das mensagens, lembrando que elas devem ser curtas e objetivas. Outra coisa muito importante é estabelecer os melhores horários para o envio dos SMS. Foque nos períodos comerciais!
Afinal, mensagens enviadas em fins de semana farão com que possíveis consumidores tornem seu inimigo. Direcionar o objetivo das campanhas é também outro ponto que merece destaque. Isso decorre do fato de que todos os SMS encaminhados devem procurar convergir para um determinado objetivo e aumentar o interesse pelo produto.

Quais erros devem ser evitados?

Não ter uma política de descadastramento é um grande erro que os empreendedores devem estar atentos. Nessa lógica, respeitar a vontade é uma outra característica que não pode ser negligenciada. Muitos clientes não desejam receber SMS. Então, é preciso respeitar essa vontade e estabelecer limites na relação do consumidor com a empresa.
Outro erro que deve ser evitado é o envio de spam. Ou seja, estratégias anteriores precisam ser realizadas para que o cliente conceda a oportunidade de que sejam enviadas mensagens. Muitas empresas oferecem produtos digitais gratuitamente em troca do número e do contato. Pense nessas opções para as suas campanhas de SMS marketing!
Ao longo do artigo, foi possível entender a grande versatilidade e oportunidades de negócio que o SMS marketing tem. Vender é o objetivo de quase toda empresa. Por isso, os mais diversos canais de comunicação e relacionamento precisam ser maximizados para que haja um número consistente e crescente de comercializações.
Fonte: CDL BH

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