Inteligência Emocional: a escada que o levará para o sucesso

Bem meu Amigo e minha Amiga se você se ressentiu com a natureza que não lhe foi tão pródiga geneticamente quanto ao seu QI, isso deixou de ser um problema. Você pode desenvolver sua IE e ter o sucesso que você merece!
Preste bem atenção: se as suas habilidades emocionais são pouco desenvolvidas, possivelmente, você não será capaz de administrar e nem entender as suas emoções. Da mesma forma como uma empatia insuficiente não permitirá você manter relacionamentos que venham gerar resultados positivos.
Isso vai ocorrer mesmo que você sinta-se muito inteligente. Se sua base de Inteligência Emocional não estiver sólida o suficiente, sua inteligência racional não será de grande valia. Você vai sucumbir ao longo do processo.
Sua estrada do sucesso poderá ser muito espinhosa e tornará a sua vida mais penosa e, sua caminhada não o levará muito longe.
O conceito de IE-Inteligência Emocional existe desde 1990, quando os psicólogos da Yale University, John D. Mayer e Peter Salovey apresentaram o conceito ao mundo acadêmico.
Entende-se como IE, a capacidade que a pessoa tem em identificar o que ela realmente sente, nomear as suas emoções, e ao mesmo tempo, identificar as emoções da outra pessoa com a qual se relaciona, numa determinada situação, as vezes até conflituosas.
Como se percebe, é uma característica fundamental para todas as pessoas e, condição sine qua non para um líder.
Todas as emoções consomem energia e se bem administradas pode-se direcionar de forma mais produtiva essa energia, em tarefas desgastantes e resolver problemas difíceis, especialmente aqueles relacionados com comunicação entre pessoas.
Quando a aplicação da IE é trabalhada com relação a outra pessoa, através do gerenciamento das nossas próprias emoções, e compreensão das emoções da outra, consegue-se motivar essa pessoa para ação ou até mesmo, dependendo da situação, acalmar essa pessoa, mostrar novas perspectivas.
Essa capacidade de compreendermos nossas emoções, nos permite tirar proveito de habilidade e aplicá-la na realização de tarefas adversas, assim como pensar e resolver problemas complexos.
IE é tão considerada que numa escolha entre dois candidatos a uma vaga, com QI –Quociente de Inteligência, similar, o que tiver maior IE terá mais chance de ser contratado.
A razão é simples; estudos mostram que uma pessoa pode ser admitida pelo currículo e demitida pelo comportamento (deficiência em IE).
Não vamos detalhar algumas das características das pessoas emocionalmente inteligentes, que mostramos abaixo. A lista não é completa e por falta de espaço, não iremos explicá-las, inclusive pois são de certo modo, auto compreensíveis.

  • Agentes de mudanças
  • Apreciam o que tem
  • Autoconscientes
  • Fazem uso da palavra ‘Não’ até para elas próprias
  • Empáticos
  • Dormem o suficiente
  • Curiosos

O Dr. Daniel Goleman, pesquisador sobre liderança que escreveu o best-seller “Inteligência Emocional”, afirmou que as pessoas bem-sucedidas devem o seu sucesso à sua IE.
Dr. Travis Bradberry, outro grande estudioso do assunto, analisou os dados de mais de um milhão de pessoas nas suas pesquisas, e constatou que as pessoas com QI médio, mas com alto nível de IE, superavam em 70% das vezes, pessoas com QI mais alto.
Dessa forma, remove-se a crença generalizada de que o QI era a única fonte de sucesso. Décadas de pesquisa apontam a IE como sendo o fator crítico que permitirá você se diferenciará dos seus pares.
Bem meu Amigo e minha Amiga se você se ressentiu com a Natureza que não lhe foi tão pródiga geneticamente quanto ao seu QI, isso deixou de ser um problema.
Você pode desenvolver sua IE e ter o sucesso que você merece!
Teríamos imenso prazer ler o seu comentário sobre esse artigo e completar algum aspecto dele se for o caso. Boa leitura e um caloroso abraço.
Fonte: Administradores.com

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Funcionamento Comércio – 08 de Dezembro

O município de Oliveira encontra-se incluído na abrangência da CCT –SINDICOMERCIÁRIOS – FORMIGA, portanto, todas as empresas do COMÉRCIO VAREJISTA E ATACADISTA estão obrigadas a cumprir suas regras. Orientamos que

Leia mais »