A importância de conhecer seu cliente e ações que podem ser feitas

A pergunta que dá título a este artigo é extremamente relevante para as empresas que esperam manter a competitividade no mercado atual. Isso porque, para conquistar o consumidor moderno, é fundamental conhecê-lo. Só as marcas eficientes em prever as necessidades dos seus clientes e em oferecer um atendimento personalizado têm potencial para fidelizá-los.
Também é essencial conhecer o perfil de quem compra os seus produtos para acertar nas estratégias de marketing desenvolvidas, garantindo assim um melhor retorno sobre o investimento e mais resultados para a empresa. Acompanhe a leitura para saber mais sobre a importância de conhecer a fundo o perfil dos seus clientes e como isso influencia na fidelização dos consumidores:

Por que é fundamental conhecer o perfil de quem compra os seus produtos ou serviços?

Conhecer os seus clientes é a melhor forma de aproximá-los da marca. Afinal, é este conhecimento que garante a você saber exatamente o que falar para conquistar o seu público-alvo. Ele também é importante para que você saiba de que maneira os seus clientes preferem ser abordados.
É de suma importância perceber que as campanhas de marketing mais eficientes atualmente não são aquelas focadas no produto, e sim aquelas que colocam o cliente no centro da estratégia. O consumidor não quer saber apenas os benefícios gerais de um serviço ou produto. Ele quer ser informado sobre como o item comercializado irá atender as suas necessidades específicas e quer se enxergar nessa realidade. Em outras palavras, é preciso mostrar ao cliente de que forma o que você vende vai contribuir para solucionar um problema que ele tenha. Para responder a esta pergunta, da maneira mais efetiva, é preciso saber quem são as pessoas para quem você vende: ou seja, o perfil dos seus potenciais consumidores.

Estratégias para conhecer o cliente e oferecer a melhor experiência de compra

O primeiro passo é, portanto, identificar como é o perfil das pessoas que podem se interessar pelos seus produtos. Dados como sexo, idade, localização geográfica, renda e hobbies são importantes para estabelecer quem são, de fato, os seus compradores em potencial. Para isso, você pode realizar questionários, com perguntas objetivas, explorar as redes sociais e fazer uma pesquisa de mercado. Lembre-se: escutar o seu público é a melhor maneira de conhecê-lo.
Para mercados B2B, é importante levantar aquelas informações que são realmente relevantes para a conexão de vendas. Identificar o comprador, decisor, influenciador e quem vai operar a sua solução, é fundamental; assim como saber onde você gera mais valor. Além disso, levante informações sobre a empresa, porte, tamanho, nicho, tipo de cliente, objetivo de mercado, estratégias utilizadas, etc. Sem esquecer que os negócios são feitos entre pessoas, logo, entender sobre o comportamento da pessoa é fundamental.
Depois que você tem conhecimento deste perfil, pode partir para as estratégias de marketing e para as melhorias no atendimento. O objetivo deve ser personalizar a comunicação com o cliente, para fazê-lo se sentir mais próximo da marca e fidelizá-lo. Invista:

  • Em uma equipe ou pessoa responsável pelas redes sociais oficiais da empresa;
  • No redirecionamento das campanhas de marketing, de forma que elas sejam totalmente direcionadas ao perfil dos seus clientes e potenciais consumidores;
  • Em uma identidade visual da marca, mais parecida com as pessoas e com o que se identificam;
  • No armazenamento e análise do histórico de compras dos seus clientes, informação relevante para personalizar ainda mais o atendimento e as recomendações oferecidas;

Além disso, é válido contar com a tecnologia para manter as informações acerca dos seus consumidores organizadas e acessíveis. Só assim elas poderão ser verdadeiramente úteis na criação de estratégias mais bem direcionadas, que garantem melhores resultados para a empresa. Um sistema CRM é uma excelente ferramenta para isso.
Fonte: www.blog.plugcrm.net

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados