Gestão da inovação: novas realidades pedem novas lideranças

Muito se fala em inovação, mas poucas empresas conhecem formas eficazes de aplicá-la. Inovar não é apenas ser criativo — antes de tudo, é criar soluções para os problemas do seu negócio. A gestão da inovação, por exemplo, se trata de aplicar processos mais analíticos do que que criativos para resolver os dilemas da sua organização.
Afinal, de que adianta investir em uma grande sacada ou uma ferramenta de alta tecnologia se ela não conseguirá resolver nenhum dos dilemas da sua empresa?
Saiba como as novas realidades pedem novas lideranças e porque inovar criando soluções para seu negócio!
Novas realidades
Pode até parecer clichê, mas o mundo mudou, consequentemente, o consumidor também. E cada vez mais é preciso inovar para se manter competitivo no mercado. Empresas startup como Netflix, Uber e Airbnb, por exemplo, se destacam no mercado todos os dias. Elas tiveram crescimentos expressivos e deixaram para trás várias organizações tradicionais, como conglomerados de televisão, companhias de táxi e redes hoteleiras, por exemplo. Isso tudo apenas por focarem em alguns princípios como:

  • valorização de profissionais;
  • desenvolvimento dos clientes
  • foco em solução de problemas;
  • ambiente aberto e colaborativo;
  • inovação digital etc.

Dadas as devidas proporções, todas as ações acima podem ser aplicadas ao seu empreendimento. Se sua empresa já segue alguns destes princípios, ótimo! Você está no caminho certo. Se não, é hora de repensar sua maneira de gerir seu negócio para não ficar para trás.
Novas lideranças
“Quem está à frente, precisa ser a pessoa capaz de enxergar um cenário futuro como resultado direto de seu trabalho e inspirar outras pessoas a seguir o mesmo caminho para fazer com que a visão se realize”, afirmou Ligia Fascioni em palestra no 10º Encontro de Presidentes das CDLs mineiras.
É fundamental que o líder aja com coerência para alcançar esses resultados. E a melhor maneira de conseguir isso é, primeiramente, interagir com sua equipe.
Algumas das qualificações para interação são:

  • empatia;
  • repertório;
  • olhar humano.

Sem qualquer uma dessas não há como sustentar um bom trabalho. Além disso, um bom líder deve ter proatividade e disciplina como características fundamentais para se destacar no cenário atual.
Porque Inovar
Inovação é utilizar estratégias ou ferramentas que solucionem problemas, aumentem as oportunidades de negócio, reduzam custos e otimizem processos melhorando os resultados. Ao aderir à inovação na gestão de sua empresa você:

  • atrai mais clientes;
  • aumenta a competitividade da sua indústria no mercado;
  • aprimora os processos de trabalho da sua equipe;
  • desburocratiza procedimentos;
  • reduz custos etc.

Inovar é imprescindível para quem quer se manter competitivo no mercado. A cultura da inovação representa uma mudança cultural e estrutural, focada em melhorias constantes e maior facilidade para solução de problemas, além de, claro, redução de custos para sua empresa. Não espere mais para colocar em prática as mudanças que você quer em seu negócio e comece a colher frutos.
Fonte: FCDL MG

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Funcionamento Comércio – 08 de Dezembro

O município de Oliveira encontra-se incluído na abrangência da CCT –SINDICOMERCIÁRIOS – FORMIGA, portanto, todas as empresas do COMÉRCIO VAREJISTA E ATACADISTA estão obrigadas a cumprir suas regras. Orientamos que

Leia mais »