Entenda como aumentar a visibilidade de sua empresa e gerar mais vendas para seu negócio!

Iniciar a operação de uma empresa ou fazer um negócio que já está na ativa há um tempo decolar de vez envolve muitos desafios, e o principal deles é se destacar em meio à concorrência.
Essa batalha parece ainda mais assustadora quando o empreendedor não entende tanto de marketing e se vê competindo com empresas com mais experiência e orçamento.
Felizmente, essa preocupação pode se transformar em alívio, já que existem formas simples — e com bom custo-benefício — para aumentar a visibilidade de um negócio.
Desde técnicas de marketing digital (não se assuste, é mais fácil do que parece!) até os elementos mais básicos — como letreiros e cartões de visita —, há muito o que pode ser feito.
Quer saber como fazer a sua empresa chamar atenção e atrair mais clientes? Então fique ligado nas dicas a seguir:
Produza conteúdo de qualidade
A 1ª estratégia que você pode — e deve! — seguir é apostar na produção de conteúdo de qualidade, que responda as dúvidas mais comuns do seu público e crie uma relação especial entre ele e a sua marca.
Essa estratégia, chamada de marketing de conteúdo, é uma das que possui melhor retorno sobre investimento. Tanto que já tem sido usada por 71% das empresas no Brasil.
Por quê? Porque a maioria das pessoas está acostumada a buscar informação precisa na internet antes de realizar uma compra. E, por meio do marketing de conteúdo, as empresas conseguem suprir essa demanda.
Vale lembrar, porém, que não é do dia para a noite que os resultados vão aparecer. É preciso ter paciência e realizar um planejamento adequado.
Crie uma lista de e-mails
Depois de produzir conteúdo de qualidade, faz todo o sentido criar uma lista de e-mails para enviar as últimas novidades e cultivar o interesse do seu público.
Dessa forma, a sua empresa vai se sair da velha tática de só enviar e-mails com ofertas e falando dos produtos. Isso cansa os consumidores, que podem facilmente se sentir incomodados se receberem essas ofertas em momentos inoportunos.
Por oferecer materiais relevantes por e-mail, uma estratégia chamada de e-mail marketing, é muito mais fácil conseguir uma audiência atenta e que se importa com a sua mensagem.
A partir disso, você terá como público pessoas muito mais propensas a comprar e a recomendar os seus produtos ou os seus serviços a outros no futuro.
Seja destaque nas redes sociais
Note que a dica não é para estar presente, e sim para se destacar nas redes sociais.
Afinal, redes como Facebook, Twitter e Instagram estão cheias de perfis de marca, mas nem todos realmente interagem como deveriam com os seguidores.
A quantidade de informações e distrações que existe em uma rede social faz com que a briga por atenção seja frenética, ou seja, só quem faz por merecer se destaca.
Algumas regras para se dar bem nas redes sociais são:

  • Saiba quais delas fazem sentido para a sua marca;
  • Crie conteúdo exclusivo para as redes sociais;
  • Seja regular e tenha um estilo de conversa consistente;
  • Não fale só dos seus produtos, mas também de assuntos que interessam o seu público

Prepare a guerrilha
O marketing de guerrilha é perfeito para quem precisa chamar atenção e não tem um grande orçamento para isso.
São ações quase “artesanais” de marketing, feitas para atrair olhares, seja por causar estranheza, provocar emoções inesperadas ou apelar para o bom humor.
Só para te dar uma noção de quanto essa forma de marketing é poderosa, até mesmo grandes marcas vez por outra incorporam táticas de guerrilha nas suas grandes campanhas de mídia.
Naturalmente, por se tratar de algo mais arriscado, é importante tomar cuidado com os detalhes de uma campanha desse tipo e evitar que o impacto da ação seja negativo.
Tenha uma identidade visual impecável
A identidade visual de uma marca diz muito sobre ela para os possíveis clientes e parceiros. Por isso, se você deseja ganhar visibilidade de forma positiva, precisa criar uma imagem profissional.
O que isso significa? Em 1º lugar, não tente economizar demais em serviços essenciais de design, como a criação de um logotipo.
Esse tipo de economia só vai prejudicar a sua reputação se a marca tiver uma imagem de baixa qualidade. O mesmo vale para letreiros, cartões de visita, papel timbrado e outros materiais que decida usar.
Além disso, lembre-se de que o site, o blog e as redes sociais da sua marca também precisarão de imagens, e todos os canais citados (tanto on-line quanto tradicionais) precisam ter o mesmo visual.
Assim, o público terá facilidade em reconhecer a marca em qualquer lugar, a qualquer momento, o que ajuda muito a criar identificação e gerar preferência de compra.
Invista em um sistema de recomendações
Se você já tem clientes que estão satisfeitos com a solução que oferece, é provável que eles conheçam outras pessoas que também se beneficiariam com as suas soluções, certo?
A melhor saída, nesse caso, é criar um programa de recomendações, que incentive os clientes satisfeitos a indicar o seu produto ou o seu serviço sempre que possível.
Um bom modo de incentivar isso é por oferecer algum tipo de recompensa, seja em desconto nas próximas compras, dinheiro vivo por recomendação que resultar em compra ou qualquer outra vantagem.
Até descobrir a melhor forma de criar um sistema organizado de recomendações, você pode agir à moda antiga e simplesmente pedir que os seus clientes atuais o recomendem a outros quando tiverem a chance.
A maioria se prontificará a fazer isso sem demora, e você pode se surpreender com os resultados.
Forme parcerias estratégicas
Você provavelmente já ouviu dizer que ninguém faz nada sozinho, e essa é a mais pura verdade, seja na vida ou nos negócios. Uma boa forma de aplicar isso é por formar parcerias estratégicas.
Se parar para pensar um pouco, você vai encontrar diversas empresas que vendem para o mesmo público sem competir diretamente.
Você pode formar parcerias para criar conteúdo, ferramentas ou ações de guerrilha. Mas será que vale a pena investir no co-marketing?
É só pensar que você terá o dobro do resultado — afinal, a iniciativa alcançará o seu público e o do seu parceiro — por metade do trabalho!
Invista em anúncios escaláveis
Anúncios on-line podem ser uma ótima opção para aumentar a visibilidade da sua empresa, principalmente porque, hoje em dia, as soluções são altamente escaláveis.
Assim, você pode começar a anunciar com pouco dinheiro e, conforme observa os resultados, pode aumentar a verba nos canais que considerar mais eficazes.
Entre as opções, temos tanto o Google Adwords, plataforma de links patrocinados mais conhecida do mundo, quanto as redes sociais, como o Facebook e o Instagram.
Basta ver quais desses canais fazem mais sentido para o seu negócio e criar as suas campanhas.
Capriche no atendimento
O atendimento é, sem dúvida alguma, um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer empreendimento. Mas o que isso tem a ver com o aumento da visibilidade?
Ao raciocinar sobre o assunto, você vai ver que tem tudo a ver, já que um bom atendimento pode encantar os clientes a ponto de compartilharem a experiência positiva com outros.
Aos poucos, isso forma uma reputação para a marca, que resulta em um poderoso efeito “boca a boca” e aumenta a visibilidade.
Ofereça demonstrações do produto/serviço
Se o seu nicho de mercado permitir, por que não oferecer demonstrações ou versões gratuitas do produto para atrair mais clientes?
O medo da mudança é uma das barreiras mais difíceis de romper, mas apresentar uma visão clara — ou mesmo a experiência de uso — do seu produto ou do seu serviço quebra esse obstáculo facilmente.
A partir daí, pessoas que normalmente nem tentariam descobrir mais sobre a sua solução podem se sentir tentadas a usá-la de forma definitiva.
Em outros casos, mesmo quem não tem interesse ou não faz parte do seu público desejado pode indicar para outros testarem, ampliando o alcance da sua mensagem.
Participe de iniciativas sociais
O marketing social consiste em promover mudanças na sociedade ao mesmo tempo em que se estabelece um posicionamento de marca eficiente.
Pensando nisso, escolha uma causa em que acredita e pense em alguma forma de colocar a empresa para trabalhar em cima dela.
Você pode até formar parcerias com instituições sociais para planejar e executar as ações do jeito certo e aumentar a credibilidade da iniciativa.
É importante destacar, porém, que ações desse tipo devem ser feitas com o objetivo primário de ajudar uma causa, e não usar problemas apenas com o objetivo de se promover.
Com essas dicas simples e diretas, você tem tudo que precisa para aumentar a visibilidade da sua empresa o mais rápido possível. Algumas das estratégias citadas aqui levam mais tempo, enquanto outras têm efeito imediato.
O que importa é aplicar o máximo número delas, pois os benefícios, com certeza, valerão a pena!
Fonte: www.rockcontent.com

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