Dia dos Pais 2021 movimentará R$ 22 bilhões no comércio

57% dos brasileiros comprarão presentes para os pais a partir de amanhã (1°/8)

Irão às compras a partir da próxima semana 57% dos brasileiros que pretendem presentear os pais, sendo que 46% pretendem comprar os presentes na primeira semana de agosto e 11% nas vésperas do Dia dos Pais. Os entrevistados pretendem gastar R$ 207,52 ao todo para adquirir dois presentes, em média. Com isso, estima-se que o Dia dos Pais 2021 deve movimentar cerca de R$ 22,35 bilhões no comércio.

Os dados são de pesquisa Intenção de Compras no Dia dos Pais, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (28).

Segundo o levantamento, 67% dos consumidores pretendem comprar presente(s) no Dia dos Pais esse este ano. Isso significa que aproximadamente 107,7 milhões de pessoas devem comprar presentes para entregar a seus entes queridos no segundo domingo de agosto, retornando ao patamar pré-pandemia.

Ainda de acordo com a pesquisa, 47% pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, 29% em shoppings centers, 17% nos shoppings populares, e 16% em lojas de departamento. Entre os que pretendem realizar compras pela internet, 72% comprarão por aplicativos, 72% em sites, e 23% no Instagram. Em relação à confiança de sair de casa para comprar os presentes, 47% têm segurança para realizar compras em lojas de rua e 50% sentem-se seguros para fazer compras no shopping.

“O cenário de vacinação tem trazido ao país uma sensação de mais segurança para que a população realize suas atividades e o varejo conta com a data para aumentar as vendas após um ano tão difícil para o setor. O Dia dos Pais é um termômetro para o início do processo de contratação da mão de obra temporária pelo comércio no segundo semestre e a expectativa é realmente de uma retomada econômica”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Mês dos Pais
No CDL em Todo Lugar de ontem, a vice-presidente da Câmara de Dirigente Lojista (CDL) de Sobral, Daniela Costa, sugeriu que campanha de Dia dos Pais seja realizada durante todo o mês, justamente para compensar a queda nas vendas do ano passado, em função da pandemia da Covid-19.

“A grande sacada para recuperar esse tempo perdido, porque os impostos não deixaram de existir e nem os custos fixos, é trabalhar o mês todo das datas comemorativas. Só trabalhar o dia não é suficiente. Em agosto, então, estamos sugerindo fazer a campanha do Mês dos Pais”, disse em conversa com a equipe da Varejo S.A.

Para colocar a ideia em prática, trouxemos algumas ideias de ações para realizar ao longo do mês, gerando engajamento e acesso para a loja:

Crie um concurso cultural com mecânica simples
Nas redes sociais, crie um concurso cultural de Dia dos Pais. Deixe de lado os concursos que envolvem muitas ações, como curtir, marcar o amigo, compartilhar, criar histórias etc. Faça uma mecânica simples, que com apenas uma ou duas ações a pessoa já esteja participando.

Facilite a decisão sugerindo produtos de diferentes preços
Escolher um presente é o primeiro desafio da data. Crie uma seleção especial de produtos, com diferentes faixas de preço e oferecendo desconto de, por exemplo, 20% nas compras de Dia dos Pais. Divulgue nas redes sociais e por email marketing.

Ideias para homenagear o pai
Nas buscas do Google, cresce a busca por “presente criativo” e “DIY” (do it yourself, ou faça você mesmo) relacionados a presentes. Aproveite a tendência e crie envolvimento emocional com o consumidor, dando dicas sobre como pode ter uma experiência inesquecível com a família na data comemorativa. Se você vende vinho, por exemplo, pode ser um convite para um piquenique com a família no Dia dos Pais.

Quiz
O quiz é uma opção mais descontraída para, nas redes sociais, aumentar sua base, gerar engajamento com o público e, de quebra, recomendar produtos de sua loja. Você pode usar uma linguagem mais leve e no resultado sugerir produtos da sua marca ou loja que mais têm a ver com um perfil específico de pai.

Landing Page promocional
Promoções de vendas são super frequentes nessas datas e servem principalmente para criação ou aumento da lista de emails. Aposte em ações do tipo “conte a sua melhor lembrança com seu pai e concorra a um kit de produtos”.

Oferta 2 em 1
Como aproveitar a data para ampliar um benefício de desconto com essa temática? Uma oferta dois em um pode aumentar o ticket da compra, usando o gatilho de “ganhe desconto e aproveite uma só entrega para você e para seu pai”.

Oferta para os pais
Caso você saiba quais dos seus clientes são pais, você pode criar uma oferta especial como forma de comemorar a data. Com isso, você ataca o público que não necessariamente iria consumir, mas que pode vir a comprar incentivado pela oferta.

Promoção para pais e filhos
Se o seu mix de produtos permite, por exemplo, que seja comprado um presente de Dia das Crianças ou Natal na sua loja, uma ideia é criar um desconto exclusivo para essa próxima aquisição.

Sorteios
Sorteios são uma fórmula antiga e altamente valiosa. Tenha uma postura estratégica, criando uma campanha de Dia dos Pais que traga frutos positivos. Uma ótima ideia, solicitar que seu público gere algum tipo de conteúdo nas redes sociais e se aproveita disso para promover campanhas.

Entrega expressa
Comprar presente em cima da hora? Quem nunca, né! Pensando nisso, ofereça mais opções de entrega para o Dia dos Pais e conquiste o cliente que deixou para fazer o pedido praticamente na véspera da comemoração.

Disponibilize embalagens e cartões
Entregue praticidade ao consumidor e ofereça alguns itens extras, como embalagem de presente e um cartão, na finalização da compra. Destaque essa comodidade nas campanhas de e-mail marketing para a data e mostre ao seu cliente que você se preocupa com os mínimos detalhes.

Deseje aos clientes um feliz Dia dos Pais
Quanto mais a sua empresa se conectar com seus clientes na data comemorativa, mais eles se lembrarão dela. Esta é uma ótima oportunidade para humanizar e promover um sentimento positivo na marca. Utilize o canal para contar uma história ou compartilhar um texto que reflita seus valores e emocione o público.

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