Confira 7 dicas para organizar sua vitrine e aumente suas vendas

A vitrine de uma loja é um dos principais recursos de comunicação do varejo. Ela é o convite para que o potencial cliente entre e conheça todos seus produtos e tudo o que você tem a oferecer. Não é à toa que uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), mostrou que 80% das decisões de compra acontecem ainda na vitrine, e a reformulação de uma vitrine pode aumentar em até 25% as vendas. Por isso, é fundamental que você tenha uma vitrine muito bem planejada.
As vitrines são pensadas justamente com o objetivo de despertar o interesse do consumidor, e isso faz parte do que chamamos de Visual Merchandising. O objetivo dessa ferramenta estratégica utilizada pelos varejistas é simples: trabalhar o ambiente do ponto de venda e atrair mais clientes.
Antes das dicas, vamos para a questão mais importante: qual é o seu público? Para quem você quer vender? Defina o público e assim ficará mais fácil trabalhar a ambientação da vitrine e da loja com uma comunicação direcionada para ele.
Quer montar uma vitrine mais atraente para a sua loja e chamar a atenção de novos clientes? Leia atentamente as dicas abaixo e coloque em prática a partir de já!

1 – Busque inspirações

Sempre pesquise referências em outras vitrines para se inspirar e estimular a sua criatividade.
Uma boa ideia é examinar as vitrines por meio de buscas no Google e em sites de compartilhamento de imagens, como Instagram, Flickr ou Pinterest. Com certeza, após visualizar alguns modelos, você será capaz de se reinventar e criar uma decoração incrível e atrativa!

2 – Construa um tema

Crie um tema para sua vitrine. Baseie-se na temporada, estação, data comemorativa, esporte, evento etc. Um tema unifica tudo, dando coerência à sua construção. Aproveite e conte uma história, se possível. O consumidor está à procura de muito mais do que apenas um produto. Está atrás de um sonho, de um desejo. E uma história o ajuda a se comover com seu produto muito mais facilmente.

3 – Faça uso correto do espaço disponível

Não amontoe coisas na vitrine. Ao tentar exibir o máximo de produtos possíveis você pode acabar criando uma reação negativa. Seu cliente, além de não conseguir focar em um produto, pode não conseguir vê-los muito bem. No entanto, cuidado também para não a deixar muito vazia. Equilíbrio é essencial.

4- Não se esqueça dos preços

Organize todos os preços, mantendo-os do mesmo lado em todas as mercadorias para neutralizar sua interferência. Além disso, tente fazer uma composição de itens que possuam variações de preço, sempre com um produto com preço mais acessível ao lado dos tradicionais da loja.

5 – Cuidado com a poluição visual

É muito importante comunicar descontos ou promoções, mas sem exagerar na comunicação de liquidações ou queimas de estoque na vitrine ou na quantidade de itens expostos com descontos. O ideal é comunicar bem, sem ser exagerado ou apelativo.

6 – Iluminação

Uma vitrine escura pode desvalorizar seus produtos. Use uma boa iluminação para tornar tudo mais evidente. Estude a melhor posição em que as lâmpadas, pisca-pisca e iluminadores ficarão dispostos na vitrine, com relação aos produtos. Isso ajuda a dar maior destaque aos itens que a loja deseja vender mais rapidamente.

• luzes mais quentes (amarelas) — usadas para destacar um produto perante os demais;
  • luzes frias (brancas) — deixam o ambiente claro e com o visual mais clean, aumentando a visibilidade dos produtos.

7- Modifique algo sempre

Trocar algo pequeno chamará a atenção de pedestres regulares, dando a ideia de renovação, de mudança, novidade.
Coloque essas dicas em prática e torne sua vitrine muito mais atraente. Mesmo com todas as mudanças nas relações de consumo, uma vitrine bonita, coerente, com bons produtos ainda é um dos grandes diferenciais de qualquer loja e com certeza irá te ajudar a vender mais.
E vale ressaltar que você, também, pode optar por um curso de vitrinismo, contratando um profissional da área para te ajudar com mais dicas para arrasar nas produções da sua vitrine. Fale com a nossa equipe comercial, podemos te enviar algumas sugestões. (31) 2532-3310.

Ahh, lembre-se de um ditado que faz todo sentido para este assunto: “a primeira impressão é a que fica”!
Então, arrase na sua vitrine e ótimas vendas!
Fez uma vitrine bacana? Tira uma foto e marca a gente nas redes sociais @fcdl.mg.