Esse tipo de publicidade promove a integração entre a marca, o produto e o consumidor. E isso tudo acontece bem antes do cliente chegar até a loja e se estende até o fi nal do processo de compra. Isso signifi ca inovar e pensar em novas maneiras de abordagem, para que o consumidor se sinta familiarizado com (e não invadido pela) sua marca. O objetivo é atrair o cliente para conhecer você de perto, trazê-lo para dentro da loja e fazer essa experiência ser tão positiva que ele deixará de ser um simples consumidor e passará a ser um verdadeiro embaixador do seu negócio. A partir do momento em que estabelecemos um relacionamento, a ideia é alimentá-lo para que o cliente continue esse trabalho através do boca a boca – que é antigo, mas ainda extremamente útil.
As melhores práticas
A melhor dica para acertar no marketing de varejo é: seja cuidadoso com o seu cliente. A venda não começa na porta da loja e não termina fora dela. O relacionamento verdadeiro e o que vai estimular e aproximar empresário e consumidor, fidelizando este último. É possível usar estratégias de fidelização como sistema de pontos, cartões de fidelidade com condições exclusivas, descontos e benefícios na próxima compra e por aí vai.
Para o lojista, o ponto de venda e fator primordial de atenção. Estar presente em feiras e eventos do seu segmento, entre os concorrentes, eleva o patamar da sua marca e a posiciona como um “expert” naquilo que se propõe. Pontos de venda atrativos e principalmente interativos são tiros certeiros. Além de manter o cliente em contato com a sua marca por mais tempo, a interação gera envolvimento e provoca curiosidade, fazendo com que o cliente se sinta literalmente mais feliz por estar ali.
Outra dica essencial é manter o cuidado também no pós-venda. Isso ajuda a manter o contato e, muitas vezes, surpreende o cliente de maneira positiva porque demonstra interesse em saber como tem sido a experiência com o produto adquirido ou o serviço contratado.
Segundo uma pesquisa da Nielsen, pessoas entre 19 e 34 anos não se importam em pagar a mais para ter uma ótima experiência de compra. Isso significa que o valor do seu negócio não esta unicamente no produto ou serviço. Podemos perceber que o termo vendedor vem sendo gradualmente substituído pela denominação consultor. Essa pessoa não tem mais a função exclusiva de gerar renda e sim de criar, manter e desenvolver um relacionamento a fim de fidelizar clientes. A métrica é deixar o consumidor satisfeito para que ele retorne, realize novas compras e indique a sua empresa para o maior número de pessoas possível.
Para concluir, o marketing de varejo engloba e integra todos os canais de contato com o cliente e seus sentidos. Coração, mente e espírito. A sua estrutura física – pontos de venda, stands e megastores – deve acompanhar a sua postura. A língua falada deve ser a mesma do cliente, ou pelo menos aquela que ele espera entender.
É preciso que gestores estejam atentos e mantenham suas equipes preparadas, que não tenham medo de buscar ajuda de quem entende do assunto para poder elevar o negócio a um novo patamar de modo a não entrar em platô ou mesmo cair no esquecimento.
Fonte: Revista Movimenta