Cinco usos da inteligência artificial no varejo

Com uma gestão de dados inteligente, empresas de qualquer ramo podem ter ganhos de produtividade imensos. A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta importantíssima para empresas e vendedores. Confira algumas formas em que a implantação dessa tecnologia pode ser transformadora:

Decidir mudanças de estratégia

A inteligência artificial pode ser uma excelente ajuda para a tomada de decisão. Com insights de dados, ferramentas de IA podem realizar mudanças proativamente nas estratégias de marketing e comercial de uma empresa, principalmente pequenas otimizações. A inteligência artificial consegue entender perfeitamente o que está funcionando e o que está fracassando.

Varejo digital adaptado

Sites e aplicativos inteligentes podem reconhecer e compreender o hábito dos clientes e personalizar as suas ofertas de acordo com isso. A IA entende o que o consumidor pode querer com base no que usuários similares fizeram anteriormente e percebem até mesmo se ele precisa de um desconto para finalizar a compra.

Gestão de estoque e melhoria de logística

A IA pode também fazer com que a gestão de estoque dos lojistas seja muito mais eficiente, além de poder melhorar a gestão de logística interna de redes de lojas – prevendo onde cada item precisa estar em cada momento e o transporte mais eficiente.

Conversa interativa

Robôs com IA podem ser disruptivos em diversas maneiras. Isso vai permitir que cada site ou aplicativo tenha uma espécie de vendedor (ou atendente de SAC) dedicado ao cliente, ajudando-o em todas as etapas do processo, aumentando a conversão e a satisfação do consumidor.

Propaganda inteligente

A IA pode compreender as necessidades do consumidor e gerar um perfil de consumo único e fornecer publicidade personalizada — recomendações, recompensas ou até mesmo conteúdo específico para aquela pessoa, barateando o custo para atrair o consumidor certo.

FONTE: Varejo SA