Carnaval: prepare-se para vender mais


Confira algumas dicas importantes de um consultor de varejo para o carnaval 2019.
Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval, mas para o varejo o ditado é mais do que mito. A época sazonal deve ser aproveitada para melhorar o faturamento da loja. Além disso, dar atenção para aqueles itens com maior procura no período. Para alcançar os resultados, antecipar os preparativos e colocar o planejamento em prática são medidas primordiais.
Quando preparar as lojas para o carnaval 2019?
A festa mais tradicional e popular do país será celebrada em março neste ano, com a terça-feira de feriado caindo no dia 5. O consultor de varejo, Derly Magalhães Junior, explica que o ideal é que as lojas estejam preparadas logo no início de fevereiro, para já irem sinalizando aos clientes que há uma boa expectativa com a chegada do carnaval. “Os preparativos para incremento das vendas precisam ser agilizados para aproveitar o crescimento das vendas que essa data propícia. Temos um pacote perfeito: carnaval e calor”, comentou.
Quais produtos devem ser destacados no carnaval?
A decoração para o carnaval é um ponto ímpar para atrair os consumidores para dentro da loja e pode ser montada a partir do dia 11 de fevereiro. Itens como bebidas em geral, congelados, carnes para churrasco, cereais, sandálias e produtos descartáveis compõem a lista de produtos sazonais para o período.  Na cesta do mix sazonal também deve ser destacado preservativos, protetores solares e produtos para hidratação corporal.
O que vende mais no carnaval em lojas especializadas?
As lojas especializadas movimentam as vendas de fantasias, serpentinas, perucas, máscaras, entre outros acessórios. O segmento de beleza e cosméticos também tem muito a ganhar com a venda de maquiagens no carnaval.
Qual a previsão de crescimento em vendas no carnaval?
O comércio segmentado de artigos de carnaval deve registrar um crescimento de 20% a 30% para o período. A alta para os itens sazonais em supermercados pode ser na ordem de 10% a 15%, dependendo do tipo do negócio e da cidade em que estiverem localizados, isso porque o carnaval apresenta polarizações para as comemorações e essa variável é muito significativa. “Esse ano, em particular, há um otimismo em toda a cadeia produtiva e é esperado um crescimento bem acima dos últimos anos”, disse Derly.
Decoração e sonorização da loja são importantes no carnaval?
O varejo deverá estar atento com a ambientação da loja para o carnaval, tornando-a alegre e bem colorida, sem esquecer da sonorização que deve ser adequada e estimulante. Contudo, a partir do dia 6 de março, o lojista precisa se preparar para “virar a chave” porque se inicia o período da quaresma, mudando imediatamente o comportamento de grande parte dos consumidores, que estarão mais atentos à aquisição de peixes, bacalhau, embutidos, azeites e outros produtos gourmet.
O que deve ser levado em conta na hora de deixar a loja pronta para o carnaval?
No entanto o consumo de bebidas, protetor solar, bronzeadores e afins ainda terão boa representação nas vendas em virtude do verão e nesse aspecto o remanescente do carnaval será facilmente escoado desde que haja uma exposição adequada para esses produtos. Confira algumas dicas importantes do consultor para o carnaval:

  • Avaliar quais os itens estão disponíveis no mix da loja. Para isso, verificar sua performance de vendas no ano anterior para projetar o crescimento;
  • Visitar os concorrentes para uma avaliação de mercado (mix e posicionamento de preços);
  • Intensificar a atenção relacionada ao comportamento e preferências dos consumidores para direcionar a estes os produtos mais desejados;
  • Quanto maior o “foco” nos produtos, maior será o incremento de faturamento.

Fonte: Vitrine do Varejo

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Funcionamento Comércio – 08 de Dezembro

O município de Oliveira encontra-se incluído na abrangência da CCT –SINDICOMERCIÁRIOS – FORMIGA, portanto, todas as empresas do COMÉRCIO VAREJISTA E ATACADISTA estão obrigadas a cumprir suas regras. Orientamos que

Leia mais »