Auxílio Emergencial: como seu estabelecimento pode receber pagamentos pelo aplicativo Caixa Tem

Milhares de brasileiros estão recebendo os benefícios do auxílio emergencial ou do saque emergencial do FGTS. Porém, as datas de liberação do dinheiro em conta e de saque são diferentes. E para que estes não precisem esperar a data de Saque para conseguir usar o dinheiro depositado na poupança digital da Caixa, a partir do calendário de uso digital já é possível pagar contas, comprar com o cartão de débito virtual em lojas virtuais ou, mais recentemente, pagar em estabelecimentos físicos usando o QR Code usando o aplicativo Caixa Tem.
Porém, muitos beneficiários e estabelecimentos tem dúvidas sobre como fazer e receber pagamentos pelo aplicativo.

Confira algumas informações para te auxiliar neste processo:

• O que é QR Code?

QR Code – uma espécie de código de barras que permite finalizar uma compra usando o telefone, sem a necessidade de passar o cartão na máquina ou usar dinheiro. A imagem do QR Code aparece na maquininha do cartão e você usa a câmera do celular para ler esse código e confirmar a compra dentro do app do seu banco.
O objetivo do pagamento por QR Code pelo aplicativo Caixa Tem é diminuir a necessidade de sacar, em espécie, o valor do auxílio emergencial para usá-lo em compras presenciais. Afinal, existe um calendário de saque a ser seguido.

• Qualquer estabelecimento pode receber por QR Code?

Segundo a Caixa Econômica, mais de 3 milhões de estabelecimentos no Brasil estão habilitados a receber o pagamento por QR Code – supermercados, farmácias, comércio, entre outros tipos. É necessário somente que ele tenha uma maquininha de cartão de crédito com suporte para o QR Code.

• Como receber pagamento por QR Code pelo aplicativo Caixa Tem?

Os pagamentos por QR Code funcionam em estabelecimentos físicos que possuem maquininhas habilitadas para receber pagamentos via QR Code. O cliente devera usar o smartphone e o aplicativo Caixa Tem. Confira como:

1. O cliente deverá acessar a conta dele no aplicativo Caixa Tem;
  2. digite, na sua maquininha, o valor da transação e confirmar;
  3. na forma de pagamento, selecione a opção QR Code e confirme! o QR Code será gerado;
  4. o cliente deverá, então, clicar na opção “Pagar na Maquinha” no aplicativo Caixa Tem;
  5. o aplicativo abrirá automaticamente a câmera do celular e o cliente devera aponta-lá para o QR Code na maquininha;
  6. o valor da transação e o nome da empresa aparecerão na tela do cliente;
  7. após checar todos os dados, ele deverá confirmar a compra.

Pronto! A transação foi realizada.
Vale lembrar que esse pagamento por QR Code usa o saldo de sua poupança digital cadastrada no aplicativo Caixa Tem, onde é feito o pagamento do auxílio emergencial.
Confira um vídeo informativo da Caixa sobre como o cliente deve fazer pra usar o recurso no aplicativo:

Fonte: Caixa e Nubank