Acinol promove oportunidades para qualificações de profissionais técnicos no setor industrial

Com a possibilidade de inserir jovens com idade entre 16 e 24 anos no mercado de trabalho, a Acinol, o Senai e empresas do ramo industrial de Oliveira analisam parceria para desenvolver novos técnicos que tenham formação voltada para as áreas de carência dentro das empresas. A ideia é acabar com a carência de profissionais especializados na área técnica industrial .
A ClinOff, que atua no seguimento de higiene pessoal produzindo fraldas, absorventes, hates flexíveis, e algodão, e a Kromberg & Schubert, do setor de automotivos, pretendem dar oportunidades aos jovens que se interessarem no programa.
Segundo o presidente em exercício da Acinol, Carlos Robllin de Castro, a ideia surgiu após uma demanda das indústrias de Oliveira. “Os interessados nos procuraram e informaram que falta na nossa cidade a mão de obra especializada voltada para atividades industriais. Decidimos procurar o ao Senai em Cláudio em seguida eles e vieram em oliveira para um reunião com as empresas daqui para entender nossa demanda”.
O intuito é buscar por jovens 16 a 24 que possam se encaixar na modalidade de aprendizado profissional, para os que ainda estão cursando o ensino médio, ou de estagiários para os que já concluíram o segundo grau escolar. O supervisor de recursos humanos da Kromberg & Schubert, Arthur Menegalle, explica que os aprendizes devem fazer atividades em dois turnos. “Em um determinado período eles ficam no Senai, fazendo as matérias teóricas, e em outro período na empresa que ele foi selecionado, realizando o lado prático do que ele viu em sala de aula”, afirma. Outro projeto é a realização de cursos de qualificação para adultos que desejam especializar na área industrial.
Para Carlos Roblin, a cidade vai ganhar bastante, pois desse jeito as empresas não precisarão mais contratar pessoas de outros municípios. “Se após a seleção das empresas ainda tiver vagas, vamos às escolas procurar por mais interessados. Assim, já deixamos gente especializada para qualquer demanda extra que surgir”, completou o presidente da associação.
A Kromberg & Schubert pretende dar oportunidade para cerca de 20 jovens. “Eles serão contratados com registro em carteira durante o período de aprendizagem. Ao final existirá a oportunidade de contratação mediante a quantidade de vagas disponíveis. O Senai possui excelentes profissionais e uma gama interessante de cursos. Vai abrir novos horizontes e novas oportunidades para Oliveira”, afirma Arthur Menegalle.
Na ClinOff seis aprendizes devem ser contratados durante o período do cursos. Segundo o supervisor de manutenção da empresa, Francisco Ribeiro Neto, a chegada do Senai na cidade significa progresso e mudança de pensamentos sobre a área industrial. “Vai ser positivo, assim as pessoas começam a olhar com novos olhos para o segmento industrial e os jovens podem ser atraídos. Além disso, quem já está no mercado há mais tempo também pode aproveitar e ter o título de técnico”, afirma.