9 dicas para marketing digital para pequenos empresários

O marketing digital é uma nova forma simples, rápida, segura e financeiramente atrativa para se fazer negócios. Se você é um pequeno empreendedor, tem que ler este artigo agora!
O marketing digital tem a ver com ele também – é uma interação de todos os canais disponíveis para você entrar em contato com o seu cliente e consolidar a sua marca.
Partindo desse pressuposto, você precisa criar um plano de marketing digital, onde devem estar bem definidos tópicos como: objetivos e recursos financeiros, além do público alvo, padrões, etc.
Se você ainda não considerou estar no mundo online, saiba que está perdendo uma grande chance de fazer a sua empresa prosperar – e não estamos falando em expectativas, mas de realidade.
A exposição nas páginas sociais pode fazer muita diferença e o envio de um e-mail marketing pode chegar até pessoas que estão muito distantes de você.
Especialmente para as pequenas empresas, o marketing digital abre portas para um mundo novo, repleto de oportunidades de negócios e a conquista de novos mercados – isto está além da logística.
Confira as principais dicas para o próximo ano!
1 – Continue usando o bom e velho e-mail marketing
O e-mail chegou a ficar “esquecido” por algum tempo – mas, voltou com tudo e ainda é a forma mais usada das empresas chegar até os seus clientes.
O e-mail marketing nada mais é do que um padrão de conteúdo que é enviado para um grande número de pessoas (clientes ou potenciais clientes) de uma só vez.
Claro que há estratégias para isso… O fato é que se você não tem uma lista de e-mails, precisa começar a pensar nisso para usar o e-mail marketing de forma efetiva.
2 – As redes sociais não vão sair de moda tão cedo
Logo, você tem que continuar usando-as da forma certa.
Essas redes permitem a conexão entre empresa e cliente de forma direta.
No universo do empreendedorismo, essa é uma forma de marketing digital que mais causam dúvidas nos pequenos empresários – afinal, quando usá-las?
Realmente responder essa pergunta não é nada fácil, mas o melhor começo é considerar os seguintes itens: objetivos, planos, conteúdos, atualizações, feedbacks.
Ah, nunca se esqueça de monitorar suas redes e mídias sociais.
3 – Como está o seu blog?
Se você não tem um blog, já começou errado!
Você não precisa virar o blogueiro mais famoso do mundo – mas, há de considerar que esse é um canal muito interessante para se tornar relevante nos mecanismos de buscas da internet.
O blog é onde você vai divulgar informações importantes sobre algum tema.
E, nesse caso, você tem que estudar formas de ficar bem ranqueado, ou seja, de aparecer nas primeiras páginas do Google, Yahoo e outros sites que são usados como mecanismos de busca de palavras–chaves ou dúvidas.
4 – Ads (ou Links Patrocinados, como você queira)
Se nós estamos falando em estratégia de marketing digital, possivelmente esse será o primeiro termo que vem à sua cabeça, não é?
O Ads é uma forma de anúncio diferente dos anúncios tradicionais porque ele não tem o propósito de vender, inicialmente. A ideia central é a de “catalisar o tráfego”.
Nas palavras mais simples, podemos dizer que ele vai levar as pessoas (potenciais clientes) até o seu site – para de lá comprarem o produto ou o serviço.
5 – O funil de vendas – você precisa entender mais sobre isso!
Bom, considerando o Ads, que vai levar o seu cliente em potencial para o seu site, o que você deve fazer? Mostrar o seu produto e dizer para o leitor: compre-o? Claro que não!
Hoje em dia, muito se fala em funil de vendas… Que, sendo bastante simplista, funciona como uma isca para atrair o cliente para a compra.
Quer ver como funciona? O seu possível cliente entrou no seu site… Agora, você deve conseguir pensar em formas de fazê-lo entender sobre a importância do seu produto para a vida dele – sem citar o seu produto diretamente.
Entende isso?
E existem várias formas de conseguir isto – tudo vai depender da sua estratégia de marketing digital. O fato é que o Funil de Vendas tem que ser pensado seriamente para 2018.
6 – Repense sobre o que você está vendendo
Sim, essa dica tem tudo a ver com o marketing digital.
Na internet não podemos mostrar produtos como acontece nos folhetins de supermercados. A ideia central tem que ser a de vender os benefícios e não simplesmente os produtos.
A impressão do cliente tem a ver com a satisfação dele – isso inclui o atendimento, as mudanças, as melhorias, a vantagem competitiva e toda a presença na comunidade online.
7 – Esteja presente no mundo online – sempre!
Se você vai considerar o e-mail marketing, não vá pensando que é só enviar uma imagem lá e pronto – a mágica está feita. Nada disso.
Tanto nessa opção como nas redes sociais, no blog e em qualquer lugar, a empresa precisa estar presente. Isso tem a ver com defender a marca e saber lidar com o que está acontecendo no mundo digital.
Responda rápido, tenha assuntos interessantes e mostre conteúdo, sempre!
Ainda que sua empresa não seja tão reconhecida inicialmente, saiba que sua qualidade será vista durante suas divulgações.
8 – Comece a pensar sobre as redes Pinterest e Instagram
Essas são duas redes que se baseiam em imagens. Ambas são gratuitas e costumam ter muitos seguidores.
As plataformas já são usadas por cafeterias, restaurantes e lojas de todos os tipos. Mas, nem todo empresário considera essa opção – mesmo que deveria.
9 – Não se esqueça da imprensa nacional
Mesmo com o avanço da tecnologia, a imprensa ainda é uma boa forma de divulgar a sua empresa. Inclua comunicados nesses sites ou mesmo na parte mais tradicional dos meios de comunicação como forma de marketing.
Hoje em dia há várias ferramentas para o envio online de comunicados e releases.
Para tudo dar certo… Só falta uma coisa!
Com essas 9 dicas listadas acima, a sua empresa estará inserida no mercado através do marketing digital… Só que há uma observação a ser feita.
Como garantir que seus investimentos financeiros nesta área estão sendo bem usados? Se você tem capital, aplicar em projetos é fácil, mas certificar de que eles estão sendo aproveitados da melhor forma é que é difícil.
O melhor conselho é aquele que diz que é preciso fazer uma auditoria de contas, só dessa forma você vai conseguir encontrar formas de otimizar os seus recursos e minimizar os possíveis erros.
A auditoria de contas, nesse caso, é a cereja do bolo. É ela quem vai dizer se o seu negócio está indo para o caminho certo, o caminho do sucesso. Pense nisso.
Fonte: digitalks.com

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