6 Dicas para fazer a sua loja “famosinha” no Instagram

Confira algumas dicas para aumentar seus seguidores no Instagram e levar o fluxo do seu perfil para sua loja on-line.
Instagram deixou de ser apenas uma rede social de fotos – e exibicionismos –  para se tornar um poderoso aliado de marketing e vendas para o e-commerce. Atualmente, o aplicativo conta com 1 bilhão de usuáriosativos e apresentou, em 2018, crescimento de 33,83% no número de seguidores em perfis de marcas brasileiras, segundo dados de um levantamento do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers.
Com isso, muitos e-commerces passaram a marcar presença na plataforma com o intuito de atrair público para suas lojas virtuais. Isso é feito por meio do poderoso apelo visual que a rede social possui e que as marcas exploram ao publicar fotos em seus perfis, direcionando o fluxo do Instagram para o site.
Para transformar o Instagram em uma super vitrine de vendas, o varejo precisa entender as especificidades desta rede social e seguir algumas estratégias que vão evidenciar sua marca e alavancar os negócios.
Confira 6 maneiras de potencializar o desempenho da loja online no Instagram:

1. Fotografias 

O sucesso de uma marca está totalmente associado ao branding, no qual a imagem é um dos elementos chave para criar uma identidade visual que realmente a represente. Portanto, antes de começar a publicar as fotos, procure entender e definir o conceito da sua loja e a sensação que você deseja despertar em seus clientes. Mais do que utilizar o Instagram para divulgar seus produtos, as fotos devem representar um estilo de vidaque seja coerente ao da sua marca.
Após essa etapa, você já pode começar a produzir suas fotos. Para isso, tenha sempre em mente que a humanização é extremamente importante para que você consiga aproximar sua marca às pessoas. Para isso, você pode publicar imagens do processo de fabricação dos produtos e até dos bastidores da sua loja com interações dos funcionários. Uma boa iluminação, técnicas básicas de fotografia e um filtro já são capazes de tornar a imagem mais atraente.
Ao selecionar o que irá fotografar, tenha sempre em mente o estilo de vida que sua marca deseja promover por meio de seus produtos. O objetivo é provocar um sentimento agradável de quem irá visualizar as fotografias, para que consigam associar o conceito da imagem à loja virtual.

2. Hashtags

Com a imagem editada, é hora de pensar na descrição. O texto da legenda deve ser o mais claro e objetivo possível para não gerar confusões e incoerências. Por isso, é importante evitar ambiguidade e estudar os termos e linguagens mais adequadas ao público-alvo.
Depois de criar uma legenda, é necessário utilizar as hashtags (palavras-chave que exercem a função de marcadores de conteúdo). Elas fazem muita diferença na hora de gerar engajamento no Instagram, já que muitos usuários costumam realizar buscas de temas que lhes interessam por meio delas. Lembre-se que o aplicativo permite que sejam adicionadas até 30 hashtags por foto, mas recomenda-se o uso de cinco, no máximo, sempre após a descrição.
Na hora de defini-las busque temas que sejam relacionados ao seu conteúdo e quais são as hashtags populares do momento. Por fim, crie uma hashtag exclusiva da sua marca para reforçar o conceito escolhido, para que seus clientes possam citar o seu e-commerce e publicar fotos com seus produtos.

3. Local e horário

Para além do conteúdo, é necessário criar estratégias para ganhar visibilidade. Uma das formas de fazer isso de maneira gratuita é utilizar a opção do Instagram “adicionar o local” em suas fotos. Com isso, é possível despertar o interesse dos clientes próximos ao centro de distribuição, que pode fazer com que a loja conquiste o público local primeiro para aliviar o peso dos fretes e realizar trocas mais rapidamente.
Além disso, é necessário fazer um planejamento das publicações e estar atento ao número de postagens. Quando muitas fotos são publicadas em seguida – prática chamada de flood – os usuários costumam parar de seguir a marca. Não é pela insistência que se conquista clientes, mas por conteúdos memoráveis.
Para melhorar o engajamento, é necessário estudar os melhores horários para fazer uma publicação. Apesar de não ter uma recomendação oficial, existe períodos do dia e da semana em que o volume de pessoas é maior. Horários fora do expediente e finais de semana costumam ter mais alcance no Instagram, lógica que não necessariamente se repete em outras redes sociais. Mas é preciso testar a preferência do público.
Para encontrar novos seguidores a dica é fazer buscas relacionadas a temas associados ao conteúdo da marca e seguir os perfis mais populares que costumam publicar a partir dessas marcações. Fique de olho nos seguidores dos seus concorrentes que, provavelmente, já demonstram interesse em seu segmento.

4. Sorteios e parcerias

Sorteios e parcerias são uma excelente abordagem para conquistar potenciais clientes e uma maneira de aumentar a audiência da marca. Contudo, não é eficiente deixar de seguir as regras instituídas pela Caixa Econômica Federal para que o sorteio ocorra dentro da regularidade.
Fechar parcerias com influenciadores digitais que são referência aos valores de sua marca podem ser uma grande estratégia de marketing. É possível começar a seguir esses influencers e interagir com eles via Instagram para, posteriormente, propor uma parceria para que eles escolham brindes e kits da sua loja. Geralmente, essas ações geram posts gratuitos de divulgação da marca.
Com relação aos anúncios, em 2015, o Instagram passou a liberá-los. Para aproveitar o recurso é necessário ter uma conta no Facebook for Business vinculada a ele. Para isso, basta acessar o site Gerenciador de Negócios e criar uma conta para poder anunciar. Pode levar um tempo até que o anúncio seja aprovado.

5. Stories 

Outro meio eficiente de divulgar uma marca é através dos Stories, que ficam disponíveis por 24 horas.  Além de filtros divertidos, existem diferentes funcionalidades que podem tornar o perfil mais interativo para seus clientes. Esse recurso permite que você insira links. Para isso, é necessário que sua conta possua mais de dez mil seguidores e/ou seja verificada.
Além disso, o Instagram passou a disponibilizar o IGTV, uma extensão que tem como foco a divulgação de vídeos mais longos, com duração de até uma hora. Diferente do Stories, este formato não apaga as publicações após 24h.

6. Instagram Shopping

Em março de 2018, o Instagram Shopping chegou para auxiliar e incentivar lojistas a apostarem nas vendas por meio da plataforma. Com foco na perspectiva de “mobile first”, ele liberou tags para fotos de contas comerciais que permitem marcar produtos com preços e links que podem redirecionar seguidores diretamente ao site da sua marca. O novo recurso tem como principal objetivo facilitar as comprar via Instagram e, ao utilizá-lo, as chances de converter seguidores aumentam consideravelmente.
Por Adriano Caetano, vice-presidente de Estratégia da Nuvem Shop.
Fonte: NOVAREJO

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Funcionamento Comércio – 08 de Dezembro

O município de Oliveira encontra-se incluído na abrangência da CCT –SINDICOMERCIÁRIOS – FORMIGA, portanto, todas as empresas do COMÉRCIO VAREJISTA E ATACADISTA estão obrigadas a cumprir suas regras. Orientamos que

Leia mais »