5 passos para empreender com sucesso

Como empreender e definir uma startup 100%? Certamente não é através de conquistas isoladas como notoriedade na mídia, altos investimentos, grandes lucros e escalabilidade crescente.
O sucesso de uma empresa desse tipo é a soma de tudo isso mais a dedicação do empreendedor e a crença em uma ideia que ganhará o mercado. Mas para chegar ao topo é preciso trabalhar, não somente de forma árdua mas também de maneira inteligente.
E você, já sabe como ter uma startup 100%? Confira a seguir os passos que nortearão seu trabalho daqui em diante:

PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO

Uma startup 100% começa com a preocupação dos empreendedores em construir um planejamento sólido, capaz de prever certos problemas, custos e faturamento para, com isso, conseguir construir um modelo de negócios viável.
A principal característica nesse aspecto é que tão importante quanto planejar é estar disposto a alterar o desenho inicial, reconhecendo os erros e aprendendo com eles. Empreendedores de sucesso podem até acertar na primeira tentativa, mas sabem que sempre é preciso mudar e inovar para obter melhorias no modelo de negócios.

VALIDAÇÃO DE HIPÓTESES

Colocar sua ideia em prática é a melhor maneira para testar as hipóteses levantadas pelo empreendedor de uma startup na fase de planejamento. Através do contato com possíveis clientes, parceiros e fornecedores é que será possível criar modelos e protótipos apurados.
Um empreendedor de sucesso está antenado com a opinião de pessoas de fora da empresa, que conseguem perceber o valor da sua solução sem a visão de quem a criou. É fundamental para o sucesso da empresa que ele esteja aberto a novas ideias, melhorias e críticas. Também é importante lembrar que comentários negativos ao seu modelo não devem ser tomados como críticas pessoais, saiba separar as coisas. E se a hipótese não for validada, não se dê por vencido. É sempre hora de reformular o planejamento.

CONQUISTA DO PRIMEIRO CLIENTE

Muitos empreendedores estabelecem metas para a sua empresa: grande aquisição de clientes, milhões em faturamento, fatias do mercado, dentre outras. Mas poucos percebem que o mais importante é conseguir o primeiro cliente. O primeiro cliente deve ser um marco para o empreendedor. É a confirmação de tudo que ele fez até agora, planejamento, validações, testes. Ainda que o sucesso esteja na conquista de muitos clientes, tudo começa com o primeiro. A partir dele um empreendedor de sucesso terá resultados reais para continuar crescendo.

LIDAR COM A ESCALABILIDADE

Tomar conta da escalabilidade de uma startup é uma fase crucial para o negócio como um todo. É neste momento que contratações são feitas, que problemas com clientes começam a aparecer e que seu produto ou serviço começa a ganhar valor.
É nesta fase também que qualidades como liderança e visão estratégica começam a se destacar em um empreendedor de sucesso. Entre aqueles que não nasceram com elas, é fundamental encontrar meios para desenvolvê-las. É nesta fase também que startups podem dar errado caso não haja um sério controle da sua gestão.

FOCO NA GESTÃO EMPRESARIAL

A busca pela excelência na gestão empresarial deve ser a meta de um empreendedor de sucesso. Dessa forma será possível competir no mercado mesmo com empresas maiores.
O problema da gestão é que o empreendedor precisa aprender a ler uma porção muito grande de dados, análises e relatórios de forma ágil. Assim, utilizar softwares de gestão que facilitem todo o processo certamente trará vantagens competitivas e, principalmente, maior produtividade e melhores decisões. Unir ferramentas de gestão com planejamento e liderança irão auxiliar muito no crescimento da sua startup.
Fonte: Empresa Jr.