4 dicas valiosas para aproveitar a Black Friday e fidelizar seus clientes

Consolidada como a maior data de vendas no e-commerce e referência para quem quer aproveitar descontos e condições especiais, a Black Friday chega a sua décima edição no Brasil.
Ebit, empresa que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas, constatou através de um estudo que as vendas digitais em 2018 arrecadaram R$ 2,6 bilhões – o valor representa uma alta de 23% em relação a 2017. Segundo eles, houve também um aumento nos pedidos em 13% e crescimento de 9% no número de consumidores únicos, que chegaram a 2,4 milhões.
Mas, até mais importante que as vendas é saber utilizar a oportunidade para fidelizar os novos clientes na data. Por isso, a NOVAREJO em parceria com a cxLoyalty, líder em soluções de fidelidade e engajamento e apoiadora da Black Friday de Verdade, separou 4 dicas valiosas para ajudar o varejista nessa missão e a gente compartilha elas com vocês agora! Confira:

1. Avalie a sua reputação

Os preços baixos na Black Friday com certeza atraem o consumidor, mas diante da competitividade podem não ser o suficiente para garantir as vendas. Outros fatores como, por exemplo, a reputação da loja em sites de reclamação podem ser determinantes para o comprador.
Para o diretor de Marketing e Produtos na cxLoyalty, Alexandre Battaglini, hoje em dia o cliente está mais fiel a experiências e menos às marcas. Oferecer serviços de maneira simples, rápida e eficiente pode ser uma maneira de melhorar o ranking e a relevância da companhia no meio virtual.
“Os meios online servem como um filtro para o consumidor entender quais problemas ele pode, ou não, enfrentar naquela compra”, explica o diretor.
A Black Friday é um grande momento para mostrar ao cliente que a empresa está comprometida com suas necessidades e com a oferta de serviços de qualidade, para assim, tornar-se referência.

2. Ofereça benefícios diferenciados para clientes fiéis

Para conquistar e fidelizar o cliente é preciso ir além do convencional. Quando ele se propõe à fidelidade, automaticamente pensa em um elo diferenciado com a empresa.
O diretor de Marketing e Produtos na cxLoyalty diz que a Black Friday é um bom momento para promover esse engajamento com os consumidores oferecendo benefícios diferenciados.
“Os programas de cashback, como o Compra e Volta – clube premium – podem ser uma boa escolha, pois oferecem dinheiro de volta de forma imediata e ajudam o consumidor a perceber que é importante para a marca”, explica Battaglini.
Outra medida que pode atrair compradores à fidelidade é o serviço de informação em primeira mão, onde fica sabendo antes de todos sobre novidades, descontos e vantagens da loja. Se no dia da Black Friday o e-commerce for abrir as portas para o mundo físico, uma outra ideia seria horários diferenciados para clientes fiéis.

3. Use as plataformas digitais como vitrines

Você já se perguntou como os consumidores vão ficar informados sobre as ofertas e vantagens oferecidas pela empresa durante a Black Friday? Se não, olhe para as plataformas digitais como verdadeiras aliadas.
Junto a uma estratégia voltada para as redes sociais, banners em sites e clubes de benefícios e os bons e velhos SMS –  desde que utilizados de maneira responsável – podem ser grandes aliados.
Para Battaglini, independentemente da plataforma escolhida pelo varejista para estabelecer essa relação com o consumidor é fundamental que ela seja simples, rápida e que a comunicação fique clara e verdadeira.
“Não adianta, por exemplo, deixar no ar uma promoção que não existe mais, onde o cliente só saberá disso ao tentar finalizar a compra, ou ainda ficar direcionando produtos que não sejam do perfil dele. Sites que travam muito também não são bem vistos”, complementa.
Lembre-se que sites são vitrines e eles dizem muito sobre que tipo de experiência a loja vai passar ao consumidor.

4. Pense além do desconto

Como já dissemos anteriormente, os descontos podem não ser tudo para atrair o cliente nessa data. Para um pequeno varejista, por exemplo, pode ser complicado competir com descontos oferecidos por grandes redes de lojas. Nesse ponto, uma possível solução seria aliar vantagens ou serviços complementares.
Benefícios como entrega gratuita, brindes especiais ou pontos dobrados no programa de fidelidade para quem comprar na Black Friday são alguns exemplos de ações que podem ser feitas para cativar o comprador.
Se as propostas oferecerem do começo ao fim eficiência, respeito e comprometimento, muito provavelmente o cliente voltará a comprar com a loja ou indicá-la a um conhecido.
Fonte: Novarejo